QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

PROJETO 2013 - RELEITURA DOS PINTORES BRASILEIROS

PROJETO: RELEITURA DOS PINTORES BRASILEIROS - 2013

“Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender...”
Rubem Alves)

Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.
O que é releitura?

“O aluno observa obras de arte e é estimulado a escolher uma delas como suporte de seu trabalho plástico. O importante é que não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem... Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a livre-expressão, importante conquista do modernismo e nos tornando contemporâneos.”
Ana Mae Barbosa

 “Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Com isso, comecei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.”
                                                                                         Romero Brito

APRESENTAÇÃO

Considerando que os seres humanos, desde cedo, interagem com diversas manifestações artísticas, destacaremos o valor da arte no processo de desenvolvimento social.
Através do trabalho de “Releitura de Obras” faz com que os alunos entrem em contato com o universo da arte de forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra.
Ao reproduzir esta obra, o aluno desenvolve habilidades como: percepção, imaginação e amplia seu universo cultural.
As artes visuais estão presentes na vida. Ao desenhar ou pintar a pessoa expressa suas interpretações e impressões sobre o mundo. As artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da Educação de um modo geral.
É a partir do reconhecimento de suas limitações de seu envolvimento, de sua dedicação, que eles formarão suas individualidades, suas personalidades.  Este projeto será desenvolvido com os alunos, os quais farão uma releitura das obras de Romero Britto, Joan Miró, Ademir Martins, Alfredo Volpi, Portinari,...
Após a conclusão dos trabalhos as obras serão expostas  na Mostra Cultural Arte Literária da escola. É participando de trabalho em equipe, em eventos culturais como a mostra, que  eles vão adquirindo as experiências, necessárias para a construção de um “saber”, “saber fazer” e “saber ser”.
Ao apresentá-lo, os alunos tem a oportunidade de exteriorizar seus pensamentos, aumentando sua autoestima. Neste percurso de vai e vem de construção e reconstrução do saber, realizado em equipes, eles elaboram suas próprias regras de trabalho. O respeito e a amizade vão se manifestando espontaneamente.

OBJETIVO GERAL

Estimular os alunos no desenvolvimento de habilidades a partir do contato com arte, gerando respeito à liberdade de expressão e criação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a arte e ainda, serem capazes de identificar aspectos sócios culturais retratados e a possibilidade de desenvolverem habilidades através da reprodução da pintura.
Procurar desenvolver nos alunos a conscientização de suas capacidades e limitações.


OBJETIVO ESPECÍFICO

Aprender a ler formalmente e interpretar uma obra, dando-lhe um significado.
            Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.
Desenvolver o olhar crítico.
Experimentar a expressão de emoção, sentimentos e ideias pessoais por meio das artes plásticas.

Objetivos de Informática:

- Respeitar regras e combinados
- Cooperar com o grupo
- Reforçar as noções básicas do uso do computador, componentes e recursos e conscientização sobre a importância da conservação do computador.
- Manter e Aperfeiçoar a coordenação viso-motora através de atividades propostas.
- Reforçar o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de alfabetização, como: sequências, nomear, identificar, discriminar, classificar, parear, reconhecer, associar e relacionar.
- Incentivar a participação, interesse e iniciativa diante das atividades propostas: Descobrindo Grandes Artistas:
Exemplo:
Conhecer o artista Candido Portinari apresentando sua vida e a suas obras.
- Estudar e analisar algumas obras (quadros) feitas por Candido Portinari.
Permitir que o aluno consiga desvendar a história de vida de Cândido Portinari e assim ampliar o seu conhecimento.
- Reproduzir sua interpretação da obra de Portinari.
- Despertar a curiosidade e o gosto pela arte.
- Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos frente às obras.
- Desenvolver interesse pelo o que ele produzir e pela produção dos seus amigos e por todas outras produções com que ele tiver contato.
- Promover o desenvolvimento do aluno, dentro de um ambiente colorido, estimulante e de objetivo educativo, pois a arte abre os horizontes.
Incentivar através dos pintores que a criança esteja em contato com a arte de forma próxima.
- Conhecer e apresentar as obras de outros artistas relevantes como: Ivan Cruz, Di Cavalcanti, Romero Brito, Tarsila do Amaral, Miró, Ademir Martins.
- Propor aos alunos a classificação por temas das obras de pintores famosos: brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores rurais etc.
- Fazer a releitura das obras estudadas através do oral e de desenhos.
- Estimular a conscientização dos alunos sobre importância da cultura.
- Construir um mural para mostrar o trabalho de pesquisa sobre o tema.
- Analisar diversas obras promovendo a leitura e discussão no grupo.

CONTEÚDOS

Serão trabalhadas habilidades básicas para ajudar na alfabetização, leitura, escrita, raciocínio lógico, concentração, atenção e observação através de atividades que contenha os seguintes conteúdos:

Informática:
- Associação de palavras e figuras
- Atenção Visual e Auditiva
- Coordenação motora e viso-motora
- Discriminação visual e auditiva
- Expressão verbal
- Identificar
- Leitura
- Linguagem receptiva e expressiva
- Memória visual e auditiva
- Nomear
- Orientação espacial.
- Pareamento
- Percepção visual e auditiva
- Reconhecer
- Sequência
- Raciocínio Lógico
- Vogais
- Consoantes


Artes: Descobrindo grandes artistas:
- Apresentação das obras de Candido Portinari;
- Documentários sobre a vida de Portinari.
- Releitura das obras de Candido Portinari analisando uma por uma.
- Biografia de Cândido Portinari;
- Apresentação das obras de grandes artistas citados;
- Diversas atividades relacionadas à “Arte” e Candido Portinari;
Apresentação aos alunos das telas dos artistas, perguntando se eles já viram algumas daquelas obras se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam etc;
- Seleção das obras;
- Classificação das obras por temas: brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores rurais e etc;
- Visitação de museus virtuais que apresentem obras dos artistas;
- Desenho e pintura de releituras de algumas obras;
- “Analisar as obras “O lavrador”, “Café”, “O Negro”, O Mestiço” entre outras promovendo a leitura e discussão no grupo;
Observar as telas "Retirantes", escolher uma delas e fazer uma leitura da obra estabelecendo uma relação com a fome (Retirantes) ou a agricultura (Colhedores de Café);
- Desenvolver um trabalho de releitura sobre os Retratos da infância de Candido Portinari.
- Realizar algumas produções coletivas, pequenos textos e palavras relacionadas ao tema estudado.

Conteúdos contextualizados:
Português
Matemática
História
Geografia
Ciências
Educação Física
Música

ESTRATÉGIAS

- Paint: Desenho livre, dirigido e pinturas sobre o tema abordado.
- Youtube: Apresentações de vídeos sobre o tema abordado através de documentários, desenhos e etc.
- Power Point ou Windows Movie Maker: Apresentações de figuras do tema abordado
- Internet: Pesquisa Google, Youtube, Sites jogos e atividades relacionadas ao tema.
- Material de apoio variado: alfabeto móvel, letras.
- Jogos privados do computador: Diversão e Pedagógico
- Digitação: Word
- Softwares educacionais em geral
- Sulfite para impressão de algumas atividades realizadas e pesquisa.
- Fotografias e figuras
- Jogos pedagógicos: Quebra-Cabeça, caça palavra, forca, cores, memória, encaixes, formas, vogais, consoantes, sequência, completar, quantificação e etc.
- Projetor multimídia
- Atividades em duplas
- Carta de reconhecimento: Como se trata de um artista Brasileiro nascido em Pernambuco, estado da região Nordeste, finalize esse trabalho escrevendo uma carta com os alunos ou se preferir mandando um e-mail para Romero de Brito, dizendo que tiveram oportunidade de conhecer sua biografia, apreciar algumas de suas obras e escolher uma delas como inspiração para desenhar e pintar utilizando a sua técnica, bem como, as cores fortes e vibrantes utilizadas por ele em suas obras.  Não esqueçam de escrever as impressões dos alunos sobre a obra desse artista e enviar-lhe de presente um e-mail com a obra produzida por um dos alunos.

Sugestão: O/a professor/a poderá propor aos alunos a produção de cartões postais com a releitura de algumas obras do artista Romero de Brito.
Os alunos participam de um projeto Interdisciplinar cujo tema principal será os pintores brasileiros: Romero Britto, Joan Miró, Ademir Martins, Alfredo Volpi. Com o envolvimento das disciplinas de Matemática, Português e Artes, as turmas desenvolvem diversas atividades que fazem parte do Projeto.


O Homem de Sete Cores







Romero Brito

Durante as aulas de Matemática, os estudantes podem conhecer algumas das principais obras dos autores e, com isso, fazem um trabalho de releitura dessas obras, utilizando compasso e régua.
Nas aulas de Português e na Hora do Conto, as turmas estudam a biografia dos pintores e leem livros sobre os pintores. Com as informações, os alunos criam textos, poesias para as releituras que fazem nas aulas de Matemática.
Nas aulas de Artes, os estudantes fazem um trabalho de pintura, baseados na linguagem das obras dos pintores.
Como encerramento do Projeto, os alunos fizeram uma Mostra Cultural Arte Literária expondo os trabalhos na Escola.

PRODUTO FINAL:
- Criação de mural relacionado ao tema.
-Mostra do trabalho educativo dos alunos na Mostra Cultural Arte Literária da escola.

AVALIAÇÃO:
Após a execução dos trabalhos, será possível notar se os alunos compreenderam a arte como linguagem que constrói objetos plenos de sentido, entenderem a dinâmica dos trabalhos dos pintores estudados, o que leram formalmente e interpretaram uma obra dando significado, conheceram a técnica da pintura “neopop” e denominaram “pintura com contorno grosso preto”, por fim, demonstraram que possuem sentimento de valorização da arte como forma de conhecimento capaz de interpretar e transformar a realidade.

Sugestões:




Um comentário:

  1. os apaixonados pela leitura: Conheçam um site de incentivo à leitura que está à disposição gratuitamente para todas escolas do Brasil em 2014.
    www.arkos.com.br Entrem em contato e peçam login e senha para testar.

    ResponderExcluir