QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

PROJETOS 2011

A exemplo dos anos anteriores, o Plano de Ação de nossa U.E. inclui o desenvolvimento de diversos projetos que, complementando os projetos da FME, integrados ao trabalho fundamentado nos referenciais curriculares e contextualizados na nossa realidade, enriquecem e ampliam as experiências de nossas crianças.
______________________________
SER GENTIL É UMA BOA!

Este projeto, que já desenvolvemos desde 2010, norteia ações em todo o cotidiano escolar, se integra com outros projetos e produz ações específicas.
"Gentileza começa das nossas ações singulares, depois é construída nas relações coletivas, podendo ou devendo o papel da escola contribuir para uma reflexão dessas ações, envolvendo os alunos e toda a comunidade."

Culminância do trabalho com o tema: o "Cordel Gentileza", contando a história do Profeta Gentileza, contruído e encenado pela GR4E (Profª Welcilene).
______________________________
TEMPO DE ESCOLA - "CIA DA VIDA"
O projeto CIA DA VIDA (Construindo a Identidade Através Das Artes Vivenciando a Inclusão e Desenvolvendo a Autonomia), sob a coordenação da pedagoga Lyla Nacif, teve sua culminância no mês e novembro.

O PROJETO
Os alunos do GR5C encontram-se em defasagem idade série e vêm apresentando dificuldades de assimilação e retenção de conhecimentos, principalmente na leitura e escrita. Há três anos vimos desenvolvendo um trabalho de estímulo à auto-estima de forma a suscitar em nossos alunos a autoconfiança necessária a seu desenvolvimento.
O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade através de trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentação, da fluência criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar livremente por todas as emergências internas integrando imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio.
Esta é a proposta do trabalho que vem sendo realizado dentro do Projeto Tempo de Escola, em um projeto que denominamos "Cia da Vida".


AS OFICINAS

Os primeiros contatos com a nova linguagem, conduzidas pelos professores Raul e Mário.

Dois grupos realizando suas primeiras tentativas de produção textual de cenas e expressão corporal.


Todas as aulas terminam com a manifestação de entrosamento  do grupo e o cumprimento coletivo.
AQUI SOBRA EMOÇÃO PARA SER COMPARTILHADA.
RESULTADOS: O grupo concluiu o trabalho apresentando sua produção teatral.

"SUCESSO - AQUI VOU EU"
A expectativa do público, representado pela comunidade escolar e familiares dos alunos-artistas, fez aumentar a ansiedade e o valor da performance do grupo.
Apesar da ansiedade natural e do nervosismo da primeira exibição pública, foram superados os obstáculos da timidez, da memorização, da linguagem interpretada e da autoconfiança no desempenho de papéis.
O resultado da performance e da superação (individual e grupal)  foi "muita alegria".

Alguns dias depois...
...os alunos-artistas puderam assistir vídeo e fotos de sua representação.

Neste momento de avaliação foi possível discutir as dificuldades vivenciadas e vencidas, ou não.
Além de um momento divertido, foi fundamental para que cada um pudesse refletir, verbalizar e avaliar suas dificuldades e avanços, bem como identificar suas reais possibilidades de "superar as próprias limitações".
Fomos surpreendidas com a decisão coletiva de "reapresentar o espetáculo" na semana de encerramento do 2º ciclo.

Isso significa: S U C E S S O ! ! !
_________________________________
TEMPO DE ESCOLA - "CONHECER PARA SE INTEGRAR II"

Buscando desenvolver e manter a responsabilidade com a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural do município e, dando continuidade ao projeto lançado em 2010, foi lançada mais uma semente na E.M. Vila Costa Monteiro.
Neste ano, além de propiciar a visitação aos espaços culturais do município, a UE, sob a coordenação da Profª Carla Vater, começou a experimentar a construção de sementeiras.
Lançando a primeira sementinha na "Semana do Meio Ambiente" os alunos construíram as sementeiras com garrafas PET, trouxeram e plantaram sementes e vegetais que germinaram...
... e se desenvolveram sob os cuidados dos alunos responsáveis e dos demais que visitaram as sementeiras.  
A alegria foi grande quando entregaram o resultado da produção para o tempero da merenda.
E tudo recomeçou, replantando as cebolinhas que eles mesmos viram germinar e crescer.

Tudo isso combinado com uma avaliação do ambiente natural e arquitetônico que cerca a comunidade escolar e o município, conhecendo suas origens, contando a sua história e sua arte.

Fortaleza de Santa Cruz

MAC

Museu Arqueológico de Itaipu

Museu do Ingá

_______________________________________
IDENTIDADE
Outro Projeto que já nos acompanha há algum tempo e que se recria a cada ano.
"Cada pessoa é diferente das outras, tem seu modo de pensar, de agir.
Cada um tem sua história.
O trabalho, que começa com a escrita do nome, pretende fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome e uma história que são só suas, além de propiciar a aprendizagem da escrita."
Escrevendo autobiografia no 5º ano - Profª Neuzy

Discutindo a questão do nome próprio no 2º ano - Profª Ana Beatriz, rap elaborado pela turma com parte do poema de Pedro Bandeira.
____________________________
CARNAVAL NO BRASIL
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou folheando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.

Além de preservar a cultura popular brasileira, foi um momento de muita participação e alegria, que contou com um "abre alas" (adaptação da Chiquinha Gonzaga), "pierrôs" (Pierrô apaixonado) e mensagens de paz (ao som de "Bandeira branca").


A animação constante que incluiu até trenzinho de alunos, professores e funcionários culminou com um alegre desfile de fantasias com especial destaque para os inesquecíveis e criativos "clóvis".
_____________________________
PROJETO LITERÁRIO
"Instrumentalizar professor e alunos para adquirir o gosto pela leitura, por meio de livros de autores consagrados, bem como a realização de atividades que incentivem o prazer de ler."
Com uma encenação organizada pela EAP Lyla Nacif, Maria das Graças Rodrigues e Regina Muniz a "Biblioteca Itinerante" foi inaugurada no turno da manhã, em seguida as crianças receberam de suas professoras os kits do projeto "Magia de Ler".
 
Profª Yedda, com a turma GR2B, trabalhando o "Soldadinho de Chumbo":
"Iniciei a atividade falando sobre os contos de fadas, relembrando alguns que já conheciam e falando também sobre o autor Hans Christian Andersen. Logo em seguida apresentei o livro. Observamos as páginas, autor, editora, e todas as informações contidas.  A seguir, li para eles a resenha do texto a ser trabalhado e, a partir daí, pedi que imaginassem o que aconteceria  com a história:
1- Como seria o soldadinho?
2- Onde vivia?
3- O que fazia?
4- Como seria o seu dia-a-dia?
Em seguida, contei à história que foi ouvida com grande atenção.
Quando acabou, conversamos sobre o que foi lido.
Como era a vida do soldadinho e se ele era feliz.
Conversamos sobre nossos sentimentos, sobre o soldadinho se queimar, derreter e se transformar em um coração...
Comparamos também com o texto e com  o que foi falado pelas crianças, de como seria a história.
Após esse momento de conversa e reflexão, fizemos um texto coletivo da história.

SARAU LITERÀRIO
"A Linda Rosa Juvenil" representada pelo alunos a Educação Infantil.

e o reconto das histórias ouvidas e lidas no 1º ciclo.
Este projeto se desdobra em diversas atividades ( BIBLIOTECA ITINERANTE; SARAU LITERÁRIO; CONTE OUTRA VEZ) e se integra a outros dentro do mesmo contexto ( MAGIA DE LER).
_______________________________
DENGUE
"Aprender sobre a dengue é essencial para combatê-la. Por isso é importante saber algumas informações sobre essa doença que todo ano preocupa os brasileiros."


Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, todos participam do projeto que mobiliza a comunidade escolar, e que já rendeu um "rap" da turma GR5C com a profª Rosangela (reproduzido a seguir) e uma poesia da Profª Fátima (no nosso Cantinho da Poesia).
Sem falar nos inúmeros trabalhos produzidos por todas as turmas e que preenchem páginas de cadernos e murais das salas de aula.
RAP:  DENGUE
Ramon e Lohan – GR5C

Eu tava dentro da escola
Sem poder saber de nada
A Dengue chegou na hora
E me deu uma picada.

Eu falei assim pra ela
Dengue, não faz isso não
cheguei do trabalho agora
tô com dor no coração

Me levaram para o hospital
Sem poder ver meus irmãos
Minha mãe tava chorando
segurando minha mão.
______________________________
PALAVRA PUXA PALAVRA
"Um dos principais desafios para os educadores é a grafia das palavras em seus diversos contextos. O aprendizado da ortografia não deve ser visto isoladamente. Partindo do princípio de que “é escrevendo que se aprende a escrever”, a prática da escrita e das consultas ao dicionário em diversas situações são os norteadores deste projeto."

Começando com o jogo de rimas e composição de palavras no 1º ciclo...
 
... e seguindo no 2º ciclo com a exploração do vocabulário.
Permanece a pesquisa da palavra.
_____________________________
HIGIENE E SAÚDE / ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
"Desde cedo é muito importante se preocupar com a saúde, criando sempre bons hábitos de higiene, alimentação e cuidados com o corpo para construir uma vida saudável. A Escola é a área institucional privilegiada do encontro da educação e da saúde: espaço para a concivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde. Com a estruturação dos Parâmetros Curriculares a temática saúde foi destacada como um tema transversal, que deve ser trabalhado, dentro das possibilidades, por todas as disciplinas curriculares."


Alunos da GREI4B (Profª Sandra) conversando sobre alimentos com os estudantes da UNIPLI.

Agora a conversa da UNIPLI chegou à GR1B(Profª Lilia), adoramos comer os pedacinhos da laranja.

Turmas GREI4A (Profª Sandra), GREI5A (Profª Yedda) e GREI6A (Profª Aline) conversando sobre alimentos e experimentando suas formas e sabores. Uma festa no jardim com direito a suco das frutas que escolhemos.
______________________________
FOLCLORE
" As manifestações folclóricas permeiam o nosso cotidiano. Se não conhecemos a mentalidade do povo, toda reforma ou regulamentação em qualquer setor da vida humana será vazia e sem possibilidade de êxito. No campo da medicina, da religião, da agricultura, da técnica, ou em qualquer outro, a sementeira germinará se anteriormente o terreno foi estudado, conhecido, preparado."


Começamos pelas lendas ( Saci Pererê) na Educação Infantil -Profª Sandra Barros...
... e continuamos com uma bela representação da cultura popular. "Morenas de Angola"
GR4E - Profª Welcilene.
______________________________
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
"Pensando na melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos, nós professores temos um papel fundamental neste trabalho comprometido com o desenvolvimento da consciência de uma luta pela cidadania. Por isso é primordial desenvolver com nossos alunos e, principalmente na escola, a educação para o trânsito em todos os segmentos.
Uma simulação lúdica do exercício consciente da cidadania.
______________________________