QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

PROJETO 2014 - QUEM CONTA UM CONTO ENCANTA E PRONTO

ESCOLA MUNICIPAL VILA COSTA MONTEIRO

ENCONTRO
Que bom a gente se encontrar! Encontro é alegria.
Existe a alegria da procura e a alegria da espera.
Mas ainda maior é a alegria do encontro.
Encontro de ideias, encontro de coisas, encontro de gente, encontro de amigos.
Há encontros que coroam longas procuras.
Há encontros que premiam longas esperas.
Há encontros que preenchem longas ausências.
Às vezes o encontro é planejado, estudado, provocado.
Há encontros repousantes, revitalizantes, como água fresca após longa caminhada.
Outros são pesados, cansativos, exaustivos, extenuantes, como o próprio suor da caminhada.
Há encontros mil no dia-a-dia, encontros casuais e anônimos, encontros profissionais ou comerciais, encontros de superfície.
Mas há encontros que marcam e transformam vidas e mudam os rumos da História.
Neste nosso Encontro, desejamos que todo o nosso potencial de educadores seja despertado, numa resposta ao desafio que temos de participar da caminhada por uma escola de boa qualidade e que trabalhe na busca do SER.[1]

Portanto, para que no ano que se inicia, possamos não apenas continuar a tecer projetos, mas também continuar a ter a admiração, o carinho, a cumplicidade, o respeito, o amor e a dedicação à nossa profissão, precisamos compartilhar esse encantamento entre todos e desejar saúde e sucesso para todos nós em 2014!
            Para desenvolver esse trabalho, precisaremos elencar algumas possibilidades para a construção de uma pauta de trabalho que, partinho de uma proposta já consensada com o corpo docente, garanta a organização das ações do Planejamento Anual de 2014.

PROJETO 2014: “QUEM CANTA UM CONTO ENCANTA E PRONTO"
O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).[2]

Arte, conforme nos permitem afirmar Fischer (1987) e Ostrower (2003), não se trata de um objeto, uma disciplina ou área de conhecimento, arte é ação, é atitude, é apropriação, é expressão, é transformação, é linguagem, em qualquer contexto que esteja.[3]
A arte pressupõe o exercício da criatividade e da poesia. A visão poética do mundo é pessoal, mas alicerçada no que vivemos e aprendemos sobre esse mundo que nos rodeia. Em outras palavras, entrar em contato com a Arte produzida no correr da história ajuda-nos a alargar os nossos horizontes e a construir o nosso sentido pessoal de Arte.
Isso quase significa dizer que “estar no mundo” é “fazer Arte”.
Em 2013, quando conjugamos dois projetos voltados para a arte, “Releitura dos Pintores Brasileiros” e “Vinicius de Moraes” e contextualizamos nossas ações pedagógicas em torno desse mundo, possibilitando aos nossos alunos a convivência com grandes obras e a exploração de todo o seu potencial criativo. Com esse trabalho alcançamos um excelente nível de bem estar no ambiente escolar e ótimos resultados no desempenho de nossos alunos.
Tal constatação nos conduziu ao final do ano ao consenso de que o caminho da Arte pode no auxiliar no “encantamento” de nossa comunidade escolar e na condução de nossas ações pedagógicas.

JUSTIFICATIVA
Em nossa prática pedagógica estamos diariamente tentando propor uma maior integração entre as áreas do conhecimento, com os sujeitos envolvidos, e buscando trabalhar com a interdisciplinaridade por meio de projetos pedagógicos. Por isso, o projeto “Quem canta um conto encanta e pronto” visa proporcionar situações diferenciadas de aprendizagem e apropriação dos conteúdos socialmente disseminados, que extrapolam a simples memorização, focando na produção de significados.
Através das experiências que trazemos em nosso dia-a-dia para socialização, poderemos incentivar nossos alunos a gostar da leitura, a estimular a imaginação, a criatividade e levá-los a conhecer diferentes autores da literatura infantil, infanto-juvenil e clássica, a escutar músicas populares ou cantigas de roda e a praticar atividades cênicas para valorizar o teatro em sala de aula desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
O projeto “Quem canta um conto encanta e pronto” será uma ferramenta fundamental para ação pedagógica que, possibilitará a todos os alunos a participação na prática social de letramento, a interação com as diferentes áreas do conhecimento, usando diferentes tipos de textos e gêneros textuais.
O projeto será desenvolvido através da linguagem oral, escrita, corporal, gestual, audiovisual e das artes etc., estimulando assim uma aprendizagem prazerosa.

APRESENTAÇÃO
Este projeto proporcionará momentos significantes para estimular nos alunos matriculados na Escola Municipal Vila Costa Monteiro o gosto, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita. Serão oportunizados ainda momentos de dramatização de contos, ilustração de textos, dramatização com fantoches, de declamação de poesias de autoria dos próprios alunos como também de autores consagrados, apresentação de danças. 
Portanto, o presente projeto “Quem canta um conto encanta e pronto” será de grande importância para o aprendizado das crianças e para a escola. Onde as mesmas poderão se integrar e interagir, valorizando a fala do outro, o trabalho coletivo e o respeito mútuo. Poderão aprender mais a ouvir um conto, desenvolvendo a prática social da leitura, pois não ficarão mais tímidos em lerem para os colegas, para os professores e plateia. No tocante para a escola será relevante, visto que oportunizará momentos de integração da família com a escola, já que haverá uma boa participação das mesmas durante a execução dos trabalhos e na culminância do projeto. 
Vale salientar que todos os dias do projeto “Quem canta um conto encanta e pronto” as crianças participarão efetivamente prestando atenção, participando das aulas e interagindo bem com seus colegas e com os professores.
Diante deste fato, nós professores, coordenadores, gestores e demais profissionais da Escola Municipal Vila Costa Monteiro achamos por bem buscar um “um fio condutor” para que o conhecimento do mundo e a cultura dos nossos alunos, principalmente daqueles que possuem maiores dificuldades na aquisição da leitura e da escrita sejam disseminadas de maneira mais facilitada e valorizada. Sendo assim elegemos a Música, a Literatura e o Teatro como norteadores deste processo, o qual será iniciado pelo Eixo Linguagens e posteriormente pelos Eixos Tempo e Espaço, e Ciências e Desenvolvimento Sustentável. 
              Convém lembrar que esta proposta está baseada na aquisição da leitura e da escrita através dos diversos gêneros musicais, literários e cênicos da cultura brasileira. Nesse contexto, os temais transversais também estarão presentes de acordo com a demanda dos alunos e a necessidade de diferentes temas a serem abordados na comunidade escolar.

OBJETIVOS
°         Estimular os alunos no desenvolvimento de habilidades a partir do contato com arte, gerando respeito à liberdade de expressão e criação.
°         Estimular e desenvolver a capacidade de expressão e a criatividade.
°         Estimular o raciocínio e a capacidade de interpretação e análise crítica.

AÇÕES PEDAGÓGICAS
PRINCIPAIS
1-      Artes Musicais:
Perceber a importância de ouvir com atenção para conseguir diferenciar os sons e suas qualidades (altura, duração, intensidade e timbre) é a tônica do trabalho nessa fase. As crianças serão levadas a apreciar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, produzidas no Brasil ou em outros países.
Pesquisam, também, informações sobre os compositores, ampliando, assim, os seus conhecimentos sobre música.
No que diz respeito à produção musical, passarão a usar a voz, os diversos objetos e os instrumentos musicais para se expressar de forma mais organizada. Ao longo do ano, a partir das vivências oferecidas nas atividades de Ritmo e Som, irão se tornando capazes de fazer a leitura de registros musicais simples nos quais desenhos e símbolos representam a sequência que deve ser tocada.
As atividades de sonorização de histórias permitirão que as crianças aliem dois universos já bastante conhecidos - o das palavras e o dos sons - e construam novos significados para eles. Recursos da sonoplastia serão experimentados a fim de aperfeiçoar a pesquisa sonora e a criação de sons (com o corpo, a voz, objetos e instrumentos) adequados a um determinado contexto literário.

Objetivos:
°         Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
°         Auxiliar o desenvolvimento corporal e harmônico.
°         Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
°         Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
°         Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
°         Analisar criticamente letras de músicas diversas.
°         Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
°         Ampliar o vocabulário.
°         Despertar a criatividade.
°         Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
°         Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

Procedimentos Metodológicos:
Os regentes de cada grupo de turmas (reunidos por ano escolar) selecionarão um ritmo para estudo, devendo efetuar pesquisa das músicas que serão trabalhadas em cada trimestre.
As músicas serão trabalhadas em sala de forma que os alunos compreendam toda a parte lingüística oferecida pelo texto, o que poderá ser feito através de roda de leitura, seguida de canto coletivo.
Os alunos deverão ser conduzidos a uma reflexão sobre os conceitos e valores trazidos pelo texto da música, de forma a entender o tema e significado da mesma.
O canto grupal e a música, por si só, são os meios mais eficazes para abrir o coração, fazendo aparecer sentimentos de harmonia, cooperação, amizade, alegria
Compor as letras das músicas novamente, montar cartazes sobre o que foi estudado e fazer pesquisas são algumas das propostas deste tipo de atividade.
Conhecer os autores, sua história e suas obras.
Pesquisar os ritmos, sua origem histórica e os artistas que o representam.
Realizar concursos musicais ou apresentações de música e dança.
Assistir espetáculos musicais.

Referências
°         http://dancas-tipicas.info/
°         Artigo: Educando pelas ondas virtuais – A música na educação infantil
°         CANDÉ, Roland de (2001). História Universal da música. 2 volumes. São Paulo: Martins Fontes.


2-      Viagem encantada pela leitura - Artes Literárias:
“Se acaso alguém me houvesse alertado o interesse, se antes de cada matéria lesse um prefácio estimulante, que me despertasse a inteligência, me oferecesse fantasias em lugar de fatos, me divertisse e intrigasse com o malabarismo dos números, romantizasse mapas, me desse um ponto de vista a respeito da história, e me ensinasse a música da poesia, talvez eu tivesse sido erudito.”           
Charlie Chaplin

A literatura, como fonte de prazer e entretenimento, estará sempre presente no cotidiano da turma.
Para que aconteça o habito e o gosto pela leitura é preciso que os professores tenham um olhar, gosto, vida, esperteza e a criatividade de uma criança. Um educador precisa oferecer momentos mágicos, aventureiro e prazeroso para os alunos. Buscando alternativas que os leves ao mundo imaginário, viajando pela leitura. Mas, também é importante que os alunos tenham outro interesse em relação a leitura: ler por prazer, ler para estudar ou se informar.
A valorização do mundo imaginário de uma criança faz parte de seu crescimento, de sua vida e fará parte de sua história.
Ao preparar os alunos para a leitura convida-os a saborear o texto de uma viagem maravilhosa de um mundo imaginário do universo da fantasia.
O foco desta ação projeto é que sejam lidos textos literários, pois aos mesmo, são escrito por bons autores, eles trabalham com as palavras, criam formas diferentes de escrita e cuidam da beleza dessa arte, levando os pequenos leitores a uma viagem fantástica.
As crianças apreciarão variados gêneros literários (contos, crônicas, poesias, noticias) e começarão a perceber a diferença entre a linguagem de conversação e a linguagem escrita. Este material, além de ser apreciado por suas qualidades literárias, será também estudado a partir de uma análise linguística (questões gramaticais, léxicas e sintáticas). 
Elas serão desafiadas a refletir sobre os textos lidos à medida que escutam, perguntam e dão respostas. Experimentam, ainda, a possibilidade de reproduzir oralmente, a história escutada, relembrando fatos importantes.
Estas vivências permitirão que as crianças tornem-se aptas a manusear os livros e compreender sua organização como suporte de um texto: capa, número de páginas, ilustrações, posição de uso. 
Durante as atividades de apreciação literária na Sala de Leitura, as crianças experimentarão o papel de leitor a partir do modelo observado no adulto: criando entonação, fazendo pausas e comentários.
A Sala de Leitura começará a funcionar com o sistema de empréstimo de livros e as crianças aprenderão a considerar as informações contidas nos próprios livros (título, nome do autor e do ilustrador, assunto, número de páginas...) para escolherem o exemplar que pretendem levar para casa.
Objetivos:
°         Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de textos (cartas, cartões, bilhetes).
°         Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos.
°         Estimular o desejo e o gosto pela leitura, atingindo o universo sensível da criança resgatando o interesse dos alunos pelos contos de fadas.
°         Estimular linguagem oral e escrita.
°         Recordar com os alunos a sinopse dos contos infantis tradicionais.
°         Desenvolver a imaginação, atenção e concentração.
°         Construir hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvam leitura de história.
°         Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral).
°         Conhecer panfletos, jornal, carta, cartão postal e cartão de aniversário.
°         Produzir histórias por meio de ilustração.
°         Exercitar a fantasia e a imaginação por meio da leitura de histórias.
°         Participar da produção textual oral e escrita contribuindo com o trabalho coletivo;
°         Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
°         Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos.
°         Desenvolver habilidades sociais.
°         Desenvolver o hábito de leitura e o prazer de ler.
°         Enriquecer e ampliar o vocabulário;
°         Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
°         Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
°         Permitir a livre expressão.
°         Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.
°         Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.
°         Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita.
°         Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais.
°         Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.
°         Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos.
°         Permitir a livre expressão.
°         Fazer comparações de histórias modernas e atuais.


Procedimentos metodológicos:
A atividade será desenvolvida no decorrer do ano letivo, com atividades diferenciadas: da Educação Infantil ao 5º ano será trabalhado como forma de despertar a curiosidade e o prazer pela leitura, incentivo ao registro no caderno e aprendendo a ter responsabilidade no cuidado dos materiais e com o prazo de entrega da maleta. Parceria realizada com o auxílio da família.
Cada turma terá um dia programado na Sala de Leitura, para retirar o livro e levá-lo para casa e devolvê-lo no dia estipulado. Os registros serão organizados pelo responsável da Sala de Leitura.
No entanto para os pais serão mandados livros ou revistas que façam com que se interessem pela leitura, tornando-a prazerosa. Poderão ser de vários gêneros tipo: revistas, jornais, livros literários, romances, gibis, ou mesmo livros infantis ou infanto - juvenis que tanto nos encantam e emocionam.
Sendo assim, a cada semana o aluno trará a mala e o mesmo fará um breve comentário sobre a história lida destacando os acontecimentos que mais lhe chamaram a atenção, e falando sobre o que os pais acharam da leitura que eles fizeram, se gostaram e principalmente se participaram do momento de leitura junto com eles.
A atividade possibilitará a integração FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levará livros na "MALETA VIAJANTE[4]" para serem lido por ela e os adultos da sua casa.
                  A Escola providenciará a confecção e execução da mala viajante com os seguintes materiais: maletas, cadernos, livros de literatura infantil e infanto-juvenil, assinaturas de jornal e revistas para fortalecer a realização do trabalho pedagógico.
Será organizado por turmas e conforme a relação dos conteúdos elencados no Referencial Curricular, onde terá apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos por semestre.

Sugestões de atividades:
°         Seleção de obras, poesias, poemas, contos, advinhas, anedotas, jograis, parodias, cordel, sarau, revistas, notícias, textos, gráficos, mapas, Google Earth.
°         Elaboração de um jornal (jornal da escola).
°         Rodas de leituras e peças teatrais.
°         Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras.
°         Reescritas de fábulas e outros textos.
°         Pesquisas de temas variados com uso de livros e internet (meio ambiente, drogas, bullyng e outros.
°         Olimpíadas de Língua Portuguesa.
°         Dramatização de histórias infanto-juvenil.
°         Dramatização de um conto pelos professores.
°         Criação de histórias apoiadas em imagens.
°         Criação de histórias em quadrinhos.
°         Uso de vídeos.
°         Leitura compartilhada.
°         Leitura dramática, dividida da seguinte maneira: leitura branca e dramática.
°         Mar de história. 
°         Textos diversificados e obras de arte.
°         Leitura visual.
°         Músicas diversas de vários estilos.

Referências
°         JR. Crawford W. Lindsey. Educação com Participação, Editora Record. Rio de Janeiro, 1988.
°         Solé, Isabel. Estratégias de leitura, Editora ArtMed. Porto Alegre, 1998.
°         Revista: Nova Escola edição especial nª 18 e nª22
Projeto Educativo extra: Leitura nª 1
Guia prática para prof. Ed. Infantil, agosto 2oo7
°         Livro: Regina Villaça Lima, Oficina de texto, ed. FAPI

3-      Escola em Cena - Artes Cênicas:
O teatro é uma arte que estimula a sensibilidade e a capacidade de comunicação.
A partir da Educação Infantil os alunos vivenciam um constante trabalho lúdico, por meio de dramatizações nas quais exercitam suas capacidades simbólicas na medida em que criam figurinos, gestos e falas para seus personagens, selecionam objetos apropriados ao contexto em questão, estabelecem diálogos com seus companheiros e dão continuidade a enredos surgidos durante a própria vivência.
A proposta de Dramatização colocará as crianças em contato com recursos da linguagem teatral - movimentação corporal, entonação da voz, expressão facial - que possibilitam a representação de diferentes enredos e personagens. Na composição dos jogos dramáticos, exercitarão diversas capacidades simbólicas na medida em que criam figurinos para seus personagens, selecionam objetos que se adaptam ao contexto em questão, estabelecem diálogos com seus companheiros e improvisam a continuidade dos enredos.
As crianças serão estimuladas a transformar a brincadeira de faz-de-conta em uma apresentação para o outro - um espectador. Pretende-se, assim, que elas possam começar um movimento de descentralização, entendendo o contexto dramático a partir de dois pontos de vista: o do ator e o do espectador. Resgata-se, também, a importância do trabalho em grupo.
As linguagens do teatro e da dança integram o currículo da escola como expressões da disciplina Arte, desde as séries iniciais até o ensino fundamental, e por isso é de suma importância que se ofereça aos alunos a possibilidade de assistir a exibições nessas áreas. Assim, tanto em visitas a casas de espetáculo quanto em apresentações na própria escola, participar dessas produções não pode se caracterizar como um evento desarticulado do currículo e do planejamento escolar, mas a atividade requer a preparação dos alunos para a apreciação dos elementos constitutivos dessas linguagens. Dessa forma, considerando-se as especificidades dessa interação, é fundamental que o professor inicie esse trabalho antes do momento da apreciação do espetáculo pelos alunos, ampliando as possibilidades de promoção de uma experiência mais significativa para ambos. 
Essa ação como complemento das atividades pedagógicas, deve ser coerente com os objetivos e procedimentos de trabalho definidos no planejamento docente, de forma que a diversificação de experiências de fruição e de produção em teatro ou em dança possibilite o aprofundamento de conteúdos de Arte e a abrangência de relações com outras disciplinas e com temas transversais.
É importante destacar que a inclusão das linguagens de teatro e dança na educação – tanto pelo acesso de alunos e professores a espetáculos, quanto pela montagem de peças, improvisações e coreografias na escola – necessita de direcionamento pedagógico para conformá-las às diretrizes da atual política educacional, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e considerando os conteúdos programáticos propostos para disciplinas. Assim, a participação de alunos e professores em ações culturais de teatro e dança requer algumas condições que contribuam para a dinamização da prática de ensino – ao diversificá-la, gerando maior envolvimento do aluno no trabalho pedagógico – e para o seu enriquecimento, ao propiciar outra ordem de interação com o objeto de estudo, no sentido de atingir resultados efetivos da aprendizagem nos âmbitos estético, cognitivo, social e afetivo. 
           
Objetivos
°          Despertar e educar a observação e a atenção;
°          Exercitar a memória e a inteligência;
°          Organizar ideias e pensamentos;
°          Proporcionar horas de recreação educativa;
°          Desenvolver a imaginação;
°          Ampliar o vocabulário;
°          Enriquecer experiências;
°          Oferecer oportunidades para a boa formação de caráter;
°          Proporcionar liberdade de auto expressão;
°          Desenvolver o espírito criador;
°          Criar hábitos sociais;
°          Dar oportunidade à criança-problema, de evoluir vencendo recalques e angústias;
°          Possibilitar habilidade com as mãos;
°          Dar margem ao desenvolvimento da linguagem (sendo o diálogo a principal contribuição);
°          Desenvolver o senso de responsabilidade.

Procedimentos metodológicos
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar oito histórias e a maneira de como serão apresentadas, por exemplo: Branca de Neve e os Sete Anões– vídeo; Dona Baratinha – Contada; João e Maria – Leitura; Os Três Porquinhos - C; Cinderela – vídeo;  A Bela e a Fera – teatro;  O Príncipe Sapo – contada;  Chapeuzinho Vermelho – teatro.
Todas as turmas da escola deverão trabalhar na atividade simultaneamente. Cada turma trabalha com um autor diferente, com atividades adequadas à faixa etária e nível de aprendizagem. Essa dinâmica possibilitará o contato com obras de diversos autores, a partir das quais serão feitas exposições de trabalhos escritos e artísticos.
Apresentação e interpretação das histórias, músicas e atividades cênicas.
Nas aulas de Artes: Usar material reciclado para confeccionar as fantasias e adereços. Os alunos se dividirão em grupos de trabalho e orientados pela professora e executarão as atividades estipuladas.
Das apresentações das histórias: Propiciar aos alunos um ambiente aconchegante e confortável para conhecer as histórias, observando o planejamento das atividades.
Da teia de histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens.
Fazendo uso do tapete, almofadas, música e incenso, preparar um ambiente propício e agradável.

Sugestões de atividades:
°         Rodas da conversa informais e formais
°         Leitura interprada de materiais variados como livros infantis, jornais, revistas, gibis, etc.
°         Visitas a museu, teatro e cinema da cidade
°         Confecção de cartazes, jornais, livros referente ao tema abordado
°         Músicas e textos com conteúdo relacionado ao tema escolhido 
°         Confecção das fantasias, máscaras para a apresentação da peça, musicais, etc. 
°         Linguagens cênicas: linguagem falada e escrita, expressão corporal (corpo e movimento), as expressões plásticas, visuais e sonoras na elaboração de peças teatrais.
°         Produção de fotos, vídeo e CD 
°         Mostra Cultural com trabalhos realizados pelos alunos.
°         Encenação teatral.
°         Auto de Natal.


AÇÕES PEDAGÓGICAS
COMPLEMENTARES
O projeto “Quem canta um conto encanta e pronto”, capitaneado pelas atividades da música, da leitura e do teatro, deverá estar contextualizado no planejamento curricular de cada ciclo, ano de escolaridade e classe.
Entretanto, há outros cenários e figurantes que inseridos nesse contexto deverão e poderão contribuir para sua realização e enriquecer seus resultados.
Desta forma, elencamos algumas ações que já existentes na Unidade Escolar ou aqui introduzidas, darão sustentação ao Projeto principal às quais denominamos Atividades Complementares:

4-      Um dia na escola do meu filho
A ideia da atividade “Um dia na escola do meu filho” é aproximar a comunidade da escola e valorizar as potencialidades artísticas e intelectuais de todos os participantes, incentivando a pesquisa, o debate e a criação artística. 
Neste dia os pais poderão comparecer a escola, apreciar a exposição dos trabalhos dos alunos, assistir peça teatral, show musical ao vivo, apresentação de música em LIBRAS e brincar com seus filhos, além de conversar com os professores. E, também aproveitar para realizar uma reflexão escola / família, pois educar para a cidadania não é tarefa fácil, é preciso que pais e educadores encontrem juntos os pontos de equilíbrio, de tal forma que a formação do cidadão na escola seja uma continuidade da educação familiar.
Poderemos receber os pais, com uma apresentação de flauta, músicas por um grupo de alunos, uma atividade com o projeto de percussão e capoeira, oficinas, além de um lanche coletivo.
Ou, simplesmente para assistir um dia de aula com os filhos; na sala, na educação física, na merenda, na sala de leitura ou de informática. Enfim, uma vivência da escola que os pais não conhecem do dia a dia das crianças.
Neste dia, poderemos aproveitar para realizar uma reflexão escola / família, pois educar para a cidadania não é tarefa fácil, é preciso que pais e educadores encontrem junto o ponto de equilíbrio, de tal forma que a formação do cidadão na escola seja uma continuidade da educação familiar.
É um dia para propiciar um verdadeiro intercâmbio entre pais e escola para fortalecer os vínculos entre todos que participam da formação das crianças e jovens. Portanto um evento de grande importância.
É uma ótima oportunidade para a participação dos pais em atividades com seus filhos, para se unirem em prol de uma educação que possibilite o estreitamento de laços de respeito, participação e construção de um espaço mais democrático, que atenda  as reais necessidades dos alunos.
Objetivos
°         Promover o protagonismo juvenil visando, principalmente a integração comunidade intra e extraescolar.
°         Oportunizar momentos de aprendizagem prazerosa e divertida com atividades lúdicas e significativas.
°         Apresentar a escola, mostrar o que os alunos estão aprendendo.
°         Compartilhar os projetos.
°         Viver, juntos, momentos agradáveis e divertidos.

5-      Lugares de Aprender: a escola sai da escola
Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos conheçam museus, institutos de arte, de cultura, teatros e parques. Dessa forma, terão uma formação plural, por isso esta atividade oferece oportunidades para que alunos e professores da nossa escola possam usufruir os equipamentos culturais disponíveis na cidade de Niterói e da capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro, assim a aprendizagem se dará dentro e fora da escola, essa experiência enriquecerá o currículo trabalhado em sala de aula.
Nessa perspectiva de trabalho da escola com a música, a leitura e o teatro dentro do projeto “Quem canta um conto encanta e pronto”, o trabalho do professor, responsável pela mediação do aluno com o conhecimento, será apoiado por materiais pedagógicos que reforcem a intencionalidade das experiências no âmbito cultural, articulando os conteúdos de diferentes áreas curriculares com os objetos socioculturais, fenômenos naturais e outras fontes de conhecimento com as quais os alunos irão interagir em suas visitas.
O Estado do Rio de Janeiro, em especial sua capital, oferece uma infinidade de opções culturais à população, assim como a nossa cidade. Contudo, os nossos alunos não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência.
           
            Objetivos
°         Proporcionar aos alunos e professores o contato direto com diferentes instituições e espaços culturais.
°         Enriquecer experiências e desenvolver múltiplas linguagens.
°         Desenvolver a autonomia e as práticas sociais.
°         Dinamizar o trabalho docente com as experiências desenvolvidas nas instituições e espaços culturais.
°         Ampliar e aprofundar a aprendizagem dos alunos pela apropriação de conteúdos de disciplinas das áreas científicas, de arte e de comunicação linguística, proporcionados nas visitas às instituições culturais.
°         Ampliar o universo cultural de alunos e professores.
°         Valorizar o patrimônio cultural da cidade.
°         Desenvolver o interesse de alunos e professores pela apropriação de bens culturais.

6-      Copa do Mundo[5]     
O Futebol é um esporte extremamente popular e competitivo, especialmente no nosso país.
Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a realização desta atividade, pois através dela serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.
No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo 2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do evento. Em um período determinado anteriormente a escola estará realizando sua abertura oficial com o cronograma abaixo (exemplo):
°         Hino Nacional Brasileiro
°         Distribuição de Bandeirinhas 
°         Apresentações das torcidas organizadas e seus gritos de guerra.
°         Eleição da melhor coreografia da música (Eu te amo meu Brasil ou outra que seja lançada ou sugerida).
°         Slide curiosidades da Copa.
°         Concurso de melhor poesia de Copa.
°         Competição "torta na cara" sobre curiosidades da Copa do Mundo 
°         Sorteio de times e seus devidos oponentes
°         Despedida - Comes e bebes (comidas africanas e brasileiras)

Objetivos
            Geral: Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
            Específicos:
°         Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014.
°         Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento.
°         Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo.  
°         Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo.

7-      Olimpíadas de Matemática[6]
A Matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seu valor intrínseco, de natureza lógica, têm sido instrumentos úteis na solução de problemas científicos e tecnológicos da maior importância.
A Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender a atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é visto como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
Assim, falar em formação básica para a cidadania significa refletir sobre as condições humanas de sobrevivência, sobre a inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura e sobre o desenvolvimento da crítica e do posicionamento diante das questões sociais. Logo, é importante refletir a respeito da colaboração que a Matemática tem a oferecer com vistas à formação da cidadania.
Nesse aspecto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.
A escola deve estimular o crescimento coletivo e individual para a inserção de cada indivíduo no mundo das relações sociais.
As competições deverão ter caráter lúdico e serão organizadas por níveis de dificuldade por etapas, ciclo e ano de escolaridade e integradas ao projeto principal da Unidade Escolar.

            Objetivos
°         Desenvolver o ensino de matemática na escola.
°         Estimular o raciocínio e a criatividade.

8-      Olimpíadas de Língua Portuguesa
      "A capacidade de expressão por meio da leitura e da escrita é instrumento fundamental para o exercício da cidadania e para garantir o direito de aprender a crianças, jovens e adolescentes, pois a língua influi diretamente na capacidade de absorver os conteúdos das demais disciplinas” [7]
Ana Beatriz Patrício
      Ler e escrever são o começo de tudo no mundo letrado. Mas escrever cada vez melhor é uma das maiores preocupação da Escola e dos educadores em relação aos seus alunos.
      Buscar formas de ajudar os alunos nessa evolução é uma tarefa de pesquisa, aperfeiçoamento e criação constantes.
E essa é mais uma alternativa de estimular essa busca permanente, tornando a atividade lúdica e prazerosa.
Os professores deverão aproveitar as oficinas de leitura para trabalhar os gêneros literários, ortografia e leitura com todos os alunos.

Objetivos[8]
°         Desenvolver a proficiência na escrita e na produção textual.
°         Resgatar o significado da escrita no ambiente escolar e na sociedade.
°         Estimular a prática da escrita como produção cultural.
°         Promover o domínio da expressão escrita em situações diversas.
°         Despertar o gosto pela leitura e o prazer pela aprendizagem por meio da ludicidade. 
°         Promover o intercâmbio entre docentes de diferentes séries em atividades que envolvam o ensino da linguagem de forma lúdica e prazerosa.
°         Destacar as habilidades nas áreas de: Língua Portuguesa, Produção de Textos oral e escrita, Literatura, bem como conscientizar sobre a importância do uso das letras no dia-a-dia inseridas no processo de globalização.
°         Descoberta da ortografia e da gramática.
     
9-      Na Cor da Cultura[9]
     Como tratar a pluralidade e a diversidade dos grupos afro-descendentes? Como tratar a questão da identidade (memória: passado/ presente/ futuro)? Como tratar a questão da diversidade? Como tratar o mito da democracia racial? Como tratar a questão da miscigenação racial? Qual o vocabulário a ser utilizado, as terminologias negro ou afro-descendente? Os pardos e os mulatos devem ser reconhecidos como categorias? Por que e para quê trabalhar a história da África?

Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir - Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial.
O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.
O Projeto prevê uma série de ações culturais e educativas com foco na produção e veiculação de programas sobre o histórico de contribuição da população negra à sociedade brasileira. Esta produção, transformada em material didático, aplicado e distribuído às escolas públicas, deverá ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história dos afro-descendentes e história da África e, assim, contribuir para os objetivos previstos na Lei 10.639 – que trata especificamente sobre este assunto - venham a ser satisfeitos.
Desta forma, a educação escolar formal surge como uma arena de lutas sobre o conteúdo das representações que os diferentes movimentos imaginam interferirem no tratamento social adequado e igualitário de negros, mulheres e indígenas.
     Objetivos
°         Valorizara diversidade cultural, especialmente da cultura africana e afro-brasileira.
°         Sensibilizar professores e alunos contra práticas discriminatórias.
°         Enfatizar a importância da cooperação cultural (conhecimentos, ideologias, expressões artísticas, informação e estilos de vida).

10-   Repensando as Avaliações Externas... Aprender para quê?
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (Paulo Freire, 1996)
Na alegria em descobrir mais um dos nossos vários porquês acerca da nossa educação, iniciamos mais um ano letivo buscando ampliar a qualidade do nosso ensino através dos Descritores da Prova Brasil.
É notório no meio escolar que, nos últimos anos, o Brasil vem criando mais e mais Avaliações Externas para averiguação da qualidade do ensino da população. Este fato não é apenas Nacional, pois esta ação está dentro do quadro de atribuições que países periféricos como o nosso têm o compromisso de executar.
Ao construirmos a nossa opção em seguir os Descritores da Prova Brasil como fio condutor da aprendizagem de nossos alunos, é possível nos remeter a Paulo Freire quando relata que o diálogo para transformação começa na escolha do conteúdo programático (Freire, 1986). Não queremos que nosso trabalho escolar seja resumido ao treino para as avaliações externas, mas sim, que nossos alunos adquiram aptidão para realizar as cobranças do mundo e a partir daí pensar em transformar o que lhe é imposto. De acordo com Freire (1986, pág. 47), em Pedagogia do Oprimido:
                                                                  Daí que, para esta concepção como prática da liberdade, a sua dialogicidade comece, não quando o educador-educando se encontra com os educandos-educadores em uma situação pedagógica, mas antes, quando aquele se pergunta em torno do que vai dialogar com estes. Esta inquietação em torno do conteúdo do diálogo é a inquietação em torno do conteúdo programático da educação.

Objetivo
°         Prepara nossos alunos para transpor as dificuldades das avaliações formais, sem abrir mão dos métodos construtivo, lúdico, práticos e acima de tudo oferecer o olhar da crítica e da alegria diante das descobertas da vida.

11-   Mais Educação: Horta Escolar, Percussão, Língua Portuguesa, Matemática, Capoeira
O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macro campos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
O programa é de suma importância para nossa comunidade porque visa acima de tudo atender alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de lazer.
 A implantação do programa na escola se deu de forma gradativa, pois incorporamos as oficinas que já faziam parte do nosso plano de ação:
°         Leitura e Produção Textual
°         Matemática
°         Oficina de Artesanato
°         Horta Escolar
°         Percussão

Como a U E não dispõe de espaço físico nem de área livre para a prática das atividades de recreação, mas com esforço e colaboração da comunidade escolar conseguimos contornar e utilizar o espaço da Quadra da Comunidade.
O Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para nossa escola, criando uma expectativa de amenizar a ociosidade das crianças do entorno da escola, além de fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive.
Objetivos
°         Melhorar o desempenho na aprendizagem dos alunos na leitura, produção textual e matemática.
°         Promover a aproximação entre os alunos e, também, entre a comunidade e a escola, levando à aprendizagem de técnicas de artesanato que favoreceram o desenvolvimento da criatividade, de habilidades específicas e de domínio de técnicas para criação de produtos com potencial de comercialização, configurando-se assim, num importante espaço de geração de trabalho e renda alternativa para os participantes. 
°         A horta escolar objetiva proporcionar plantios, colheitas e descobertas.  Os alunos (as) participam do plantio, da colheita das ervas de boldo, cebolinha, salsinha, hortelã, cenoura, girassol, assim como aprendem a identificar, pesquisar e catalogar as espécies. Embora seja uma horta compacta, seus produtos podem ser consumidos.


12-   Atividades Extracurriculares: Flauta, Escolinha de Futebol
Flauta
Este projeto de ação social começo na década de 1980 quando D. Otávia Paes Selle, professora aposentada, resolveu ajudar as crianças que apresentavam dificuldades na escola, proporcionando-lhes reforço escolar.
Todos os projetos no Espaço Cultural da Grota transcorrem no contra turno escolar, desenvolvendo habilidades musicais, fixando as crianças nas escolas, proporcionando a elas melhor aproveitamento e elevando a autoestima. Esse último aspecto é alcançado nas apresentações, normalmente em lugares aos quais não teriam acesso, nas quais são aplaudidos e considerados.
Escolinha de Futebol
Essa oficina do esporte visa despertar no aluno a importância do saber competir com ética e lealdade, bem como a necessidade de aprender com as vitórias e derrotas, mas nunca desistir com as adversidades impostas pela vida.
Objetivos
°         Entreter, ensinar pequenas habilidades e identificar vocações através do esporte e da música.

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da análise dos trabalhos produzidos, da socialização, da participação, de apresentações orais e escritas, dramatizações, escrita/declamação de jograis, cartazes, murais, histórias em quadrinhos, gráficos, espaços geográficos, análise das avaliações e através dos eventos escolares. 

LEITURAS COMPLEMENTARES
°         Palestra - A Escola que encanta e transforma vidas - http://youtu.be/0XI0jAuqeo0
°         Entrevista com Max Haetinger 31 08 2013  -    http://youtu.be/bZQDauzC29c
°         Entrevista Max G. Haetinger      http://youtu.be/vBgTUrzbOG4
°         Jogos, Recreação e Lazer     http://youtu.be/_ybcnAJ9XB4
°         Max Haetinger A escola como facilitador de mudanças no comportam - http://youtu.be/JQJh0L9Vnxs
°         http://youtu.be/f9QLjrbskHk
°         Artigo de Max Haetinger - http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/artigos.html
°         http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/artigos/leitura.html?newsID=218181ec51c04e4b928f05c1a23c6a91
°         Avaliação do desempenho escolar focado no desenvolvimento de competências/habilidades - http://www.eduvale.br/colegio/index.php?abbree=pagina&id_editoria=39&id=451




[2] http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/04/projeto-musica-e-aprendizagem-uma.html
[3] http://www.educacao.es.gov.br/download/ArtenaEducaoumainiciativaparaentenderetrabalhaarte.pdf

[4] Pasta para os alunos levarem para casa com o livro escolhido.
[6] http://www.obm.org.br/opencms/docs/projeto_olimpiadas_na_escola.pdf
[7] http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/olimpiadas-portugues-529858.shtml
[8] http://colegioolivialima.com.br/olimpiadas-portugues.php
[9] http://www.acordacultura.org.br/oprojeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário